Oxum

oxumOxum

Oxum é protótipo da beleza e da meiguice, dona das cachoeiras, mãe das águas doces, pois seu nome de origem ao rio ao que corre na região nigeriana de ijexá e Ijebu, responde pelo metal brilhante dourado (ouro), ou seja, pelo metal mais valioso no momento. Oxum é a rainha no Ijexá. O templo de Oxum esta localizado na cidade de, Osogbo na Nigéria, responde pela prosperidade, da riqueza, pelo desenvolvimento da criança ainda no ventre materno.

oxum1Rio Osun nos fundos da casa de Oxum em Osogbo (Foto tacques de Xangô)

Ela exerce um grande influencias na raça humana, principalmente no comportamento no lado teimoso, manhoso, na esperteza maquiavélica de cada um, ciumenta e chorosa.

Oxum é o charme, pose, dengue, sutileza, cochicho, segredinho, comentários até intrigas. E tudo que está ligado à sensualidade. Esta é força que desenvolve tais sentimentos e comportamentos nos indivíduos, sendo o sexo feminino o mais influenciado. Ela é também o amor puro, real, maduro, sincero, calmo e romântico, aquele que dura a toda a vida, é a paz no coração, mas com certeza através de Oxum, não terás paixão. É a energia pura do amor.

Os filhos de Oxum estão muito ligados as feitiçarias e bruxarias, por o Orixá, ter uma ligação com Yámi Osorongá

Oxum e Bará (Exú) são responsáveis pela fecundação, pois fazem a multiplicação das células mãe, que vai gerar os bebe no útero materno. Como Oxum é a rainha das águas ela vai reger a gestação do bebe em bolsa de água na barriga da mãe, Sem duvida é um dos fenômenos da natureza mais fascinantes, pois é o inicio da formação da vida. Tomando conta até os nascimentos depois entregando para Iemanjá. É carinhosamente chamada de Mamãe por ser a padroeira da gestação e fecundidade.

“Quando amamos alguém é porque Oxum está vivo dentro de nós”.

Mitologia

Oxum filha de Oxalá, sempre foi muito curiosa, mimosa, manhosa e bisbilhoteira, mas interessada em aprender de tudo. Como sempre conseguia tudo do pai. Oxalá queria saber de algo, consultava Ifá. O Senhor da adivinhação, para que ele visse o destino a ser seguido. Isto intrigou Oxum, que pediu ao pai para aprender a ver o destino, ele disse à filha; que tal poder pertence à Ifá. Que foi dado a Exu o conhecimento de ler e interpretar os búzios- Pergunte a Exu, pois ele tem o poder de ver os búzios! Exú negou o pedido e Oxum usou de uma artimanha para conseguir pegar o saco de búzios, mas ates adentrou na floresta para aprender feitiçaria com Yámi Osorongá. Como ela não tinha muita afinidade com Bará lhe ensinou. Chegando em casa procuro o pai “Oxalá” e lhe contou tudo. O dono da adivinhação admirado pela inteligência e coragem da Oxum lhe concedeu o segredo do jogo, só advertiu que teria que ser feito em conjunto com Exú.

A Oxum também foi uma das esposas de Xangô. Assim como Iansã e Obá. Dentro da nossa observação constatamos que é o único Orixá que tem uma cidade hoje que leva seu nome; Osogbo na Nigéria onde ocorre o festival anual para Osun.

Orixá dono de todas as águas doce, senhora do ouro, da fecundidade da felicidade nos casamentos e proteção das crianças até doze anos. É um dos orixás do mel. (cabeça grande).

Panda Ibeji; adjuntós com Xangô Agandjú Ibedji;

Panda; adjuntós com Bará Agelú ou Ogum Adiolá ou Xangô Agandjú ou Oxalá Bocum ou Oxalá Olocum;

Demun; adjuntós com Ossanha ou Oxalá Olocum;

Olobá; adjuntós com Xangô Agodô ou Xapanã Belijá;

Docô; adjuntós com Oxalá Jobocum ou Oxalá Orumiláia.

Animais: quatro pés; cabrita branca ou amarela, já pronta.

Aves: meio quatro pés; patas brancas e galinhas amarelas.

Número: oito (08) ou múltiplos.                            

Cor: amarela

Dia: sábado.

Guias: amarelas, o tom depende da característica do orixá.

Saudação:   Iê iêu!

Oferendas:  canjica amarrela, cozida com mel e oito quindins.  oxum2

 

oxum3Opté para Oxum batatinha cozida e mel

 

Ferramentas: todos os adorno de embelezamentos femininos em cor dourada,leques,peixes,coração,buzios e moedas.

Ervas: ervas, cidreira e doce,camomila, jasmim, lágrimas de Nossa Senhor, vitoria regia,gengibre, agrião,coentro,alface, avenca, cana de açucar, cravo da india,fava de oxum,girasol, poejo, vassorinha de oxum,cebola, assa de peixe, chuchu, lirio amarelo e rosas amarelas.

Frutas: mamão, melão, uva dedo de dama,maçã, caju, pêra, morango, banana da terra, e ouro, laranja, damasco, goiaba, bergamota e pêssego.

Secretismo; Oxum Pandá; Nossa Senhoras

                              Oxum Demun;Nossa Senhora das Graças,

Oxum Docô; Nossa Senhora da Aparecida.

 

 oxum4

 Local onde se faz ebo para Oxum no Estado de Oxum na Nigéria

oxum5

Casa da 1ª  Oxum casada com Odé em Osogbo na Nigéria